O estudo, divulgado na quarta-feira 11/06/2014, foi realizado pelos pesquisadores da Universidade de Harvard com 88mil mulheres com idades entre 26 e 45 anos divididas em 2 grupos: daquelas que nunca comiam carne ou que consumiam menos de uma vez por mês e outro, daquelas que comiam seis ou mais porções diárias.
Em 2006, resultados publicados mostraram a relação entre comer carne vermelha e a incidência de câncer de mama após o 12o ano. Nesta nova fase, a pesquisa confirmou as conclusões anteriores e aprofundou mais o estudo. Estimam que houve um acréscimo de 6,8 casos de câncer de mama para cada 1 mil mulheres nos 20 anos de acompanhamento.
Aparentemente, as proteínas da carne vermelha aceleram a divisão celular e o crescimento de tumores. Os produtos químicos colocados em carnes processadas estão entre os mais prováveis agentes cancerígenos.
Outros cientistas, como Valerie Beral, especialista em câncer da Universidade de Oxford, discordam da referida pesquisa porque acredita que as mulheres vegetarianas não tem menor risco de câncer de mama do que aquelas que comem carne.
Polêmicas a parte, o importante é estar atento a sua dieta e se alimentar da maneira mais saudável e natural possível, melhor ainda, é buscar orientação profissional.
Notícia na íntegra: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,carne-vermelha-pode-causar-cancer-de-mama-diz-estudo,1510170
Comentários