Acupuntura

Acupuntura


Desenvolvida há cerca de cinco mil anos no período de reinado do lendário Imperador Amarelo, considerado no mundo como o pai da acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é amplamente utilizada no Ocidente para tratamento de diversas disfunções músculo-esqueléticas, neurológicas, cárdio-respiratórias, entre outras.

teparapia-acupuntura

aspecto fundamental da Terapia na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se expressa na frase: “Favoreça o que é normal e expulse o que é anormal”.

“Normal” refere-se ao equilíbrio dentro do organismo, a sua capacidade de defesa e de adaptar-se a um ambiente mutável.

“Anormal” refere-se aos fatores nocivos que contrariam o funcionamento e o desenvolvimento normal do corpo, com isso causando o desequilíbrio / doença de modo geral.

“Favorecer o que é normal” é mais importante do que “Expulsar o que é anormal”.

A Medicina Tradicional Chinesa, que considera importante os fatores internos no tratamento de doenças, ressalta a capacidade da acupuntura de regular o Qi (energia). Com isso, pode-se equilibrar o Yin e o Yang, isto é, os relacionamentos recíprocos entre as atividades materiais e funcionais dos tecidos e dos órgãos do corpo. A doença representa a manifestação de um desequilíbrio no sistema energético, caracterizada por excesso ou deficiência, a acupuntura efetivamente regula o funcionamento do corpo e fortalece sua resistência à doença. Assim: “Por ele ter sido regulado, o Qi normal é estabilizado e o Qi excessivo é destruído”.

Por isso o ser humano precisa ser visto de forma holística, como um todo, para ser tratado, e não fragmentado e olhado apenas em suas manifestações / sinais ou sintomas.